Busca avançada
Ano de início
Entree

Socializacao em sala de aula:trabalhando com os alunos em um tema complexo.

Processo: 04/06595-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Edna Maria Marturano
Beneficiário:Dâmaris Simon Camelo Borges
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Prevenção   Habilidades sociais   Socialização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento Em Sala De Aula | Crianca | Habilidades Sociais | Prevencao | Socializacao | Valores Humanos

Resumo

Intensa tem sido a discussão em relação ao controle de comportamento nas escolas. Este projeto de pesquisa propõe darmos continuidade ao trabalho de intervenção que deu origem à dissertação de mestrado: O ensino de habilidades de resolução de problemas interpessoais em uma classe de ensino fundamental. Ao avaliarmos a efetividade de um programa de intervenção para desenvolvimento de habilidades de solução de problemas interpessoais (Eu Posso Resolver Problemas - EPRP), verificamos que as crianças tornaram-se mais capazes de buscar soluções alternativas para seus problemas e passaram a propor mais soluções pró-sociais. Porém, quanto ao comportamento, nem todos mostraram diminuição na sua participação em conflitos. Visando garantir a generalização da cognição para o comportamento, a presente proposta de investigação tem por objetivo desenvolver e avaliar um projeto de intervenção composto por três módulos: O programa EPRP, um módulo de iniciação aos valores humanos, e um módulo de controle do stress. Participarão da pesquisa alunos de primeira série, sendo que os alunos de uma classe serão alvo da intervenção e alunos de duas outras classes formarão um grupo de comparação. Para avaliar os resultados da intervenção, serão utilizados quatro procedimentos avaliativos: observação direta do comportamento, o PIPS, uma sondagem de comportamentos pró-sociais, e um inventário de fontes de stress escolar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)