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Gestos feitos de tinta: Almeida Junior e a representação corporal do caipira

Processo: 04/11533-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Rural
Pesquisador responsável:Lilia Katri Moritz Schwarcz
Beneficiário:Daniela Carolina Perutti
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História do século XIX   Antropologia da arte   São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antropologia Da Arte | Caipira | Corporalidade | Pintura Brasileira | Sao Paulo | Seculo Xix

Resumo

O projeto - que foi aprovado no Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da USP - se propõe a realizar uma análise sistemática do conjunto das obras do pintor Almeida Júnior, em especial, daquelas classificadas como regionalistas. A preocupação inicial consiste em entender como, a partir de uma tradição acadêmica que retoma, Almeida Júnior dá continuidade a ela por um lado e, por outro, inova nas possibilidades de se desenhar essa mesma tradição. Tendo em vista um artigo de Gilda de Mello e Souza intitulado "Pintura brasileira contemporânea: os precursores" (In: Exercícios de leitura. São Paulo, Duas Cidades, 1980), em que ela analisava as obras regionalistas de Almeida Júnior a partir dos gestos nelas contidos, foi desenvolvida a idéia de pensar o conjunto das pinturas desse artista sob a perspectiva das técnicas corporais, conceito elaborado pelo antropólogo Mareei Mauss. A partir dessa noção, o objetivo do trabalho foi o de analisar os gestos e as técnicas corporais representados nos caipiras de suas obras. Se, por um lado, a representação das técnicas corporais do caipira revela um pintor que vivenciou uma experiência muito particular - na região de Itu, município de São Paulo - mostrando-nos uma realidade específica, a obra, ao ser objetivada, também produz, compõe uma nova realidade sobre o caipira. Assim, a arte apresenta-se como produto e produtora de realidades. Enfim, uma questão presente em todo o decorrer da pesquisa diz respeito aos possíveis diálogos entre a Antropologia e a História da arte. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PERUTTI, Daniela Carolina. Gestos feitos de tinta: as representações corporais na pintura de Almeida Júnior. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.