Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise e quantificação tridimensional de imagens de ultra-som intravascular

Processo: 04/13205-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de julho de 2005
Vigência (Término): 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Engenharia Médica
Pesquisador responsável:Sergio Shiguemi Furuie
Beneficiário:Fernando José Ribeiro Sales
Instituição-sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Processamento de imagens   Segmentação de imagens

Resumo

A doença aterosclerótica tem sido a maior causa de morte atualmente, atingindo uma taxa de aproximadamente 30% dos óbitos no Brasil. O método mais utilizado para detecção e diagnóstico de doenças vasculares obstrutivas é a angiografia, no qual localiza-se a lesão obstrutiva por meio de contrastes e imagens de raios-X. Contudo, este método é limitado, visto que não se consegue detectar lesões excêntricas, avaliar a gravidade da doença aterosclerótica em estados recentes e nem estimar a composição das placas. Tendo em vista isso, desenvolveu-se um método complementar, o qual utiliza ultra-som intra-vascular (IVUS), para obter imagens das seções transversais dos vasos e ter uma melhor visualização das estruturas presentes no interior dos mesmos. Neste trabalho, propõe-se o processamento e análise das imagens de IVUS, visando a quantificação tri-dimensional de estruturas e objetos intra-vasculares. Esta análise será realizada baseada em contornos, texturas, orientação e conectividade entre imagens consecutivas. Vale a pena ressaltar que as imagens às quais nos referimos neste texto são de um vaso, ou seja, através delas podemos reconstruir e segmentar uma estrutura 3D. Esta quantificação é muito importante para uma futura etapa no diagnóstico por imagem que é a caracterização de estruturas intra-vasculares. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ATHANASIOU, LAMBROS; RIGAS, GEORGE; SAKELLARIOS, ANTONIS I.; EXARCHOS, THEMIS P.; SIOGKAS, PANAGIOTIS K.; BOURANTAS, CHRISTOS V.; GARCIA-GARCIA, HECTOR M.; LEMOS, PEDRO A.; FALCAO, BRENO A.; MICHALIS, LAMPROS K.; PARODI, OBERDAN; VOZZI, FEDERICO; FOTIADIS, DIMITRIOS I. Three-dimensional reconstruction of coronary arteries and plaque morphology using CT angiography - comparison and registration with IVUS. BMC MEDICAL IMAGING, v. 16, JAN 19 2016. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.