Busca avançada
Ano de início
Entree

Pierre Verger: imagens e experiência social na França

Processo: 04/15086-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2005
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Sergio Miceli Pessoa de Barros
Beneficiário:Iara Cecilia Pimentel Rolim
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fotografia   França (país)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fotografia | Franca | Pierre Verger

Resumo

Este projeto de doutorado é sobre o fotógrafo e pesquisador francês Pierre Verger que chegou na Bahia (Brasil) em 1946, onde se estabeleceu e veio a falecer 50 anos depois. Esta pesquisa centra-se na época anterior à sua chegada no Brasil, priorizando assim o entendimento de seu período na França, o que conseqüentemente iluminará suas idéias e opiniões sobre o Brasil. A pesquisa está ancorada na relação entre o universo de experiências sociais e a materialização deste em imagens. A tradução desta relação prende-se a uma gama de reflexões sobre os processos de construção de imagens que são aqui interpretadas como fonte de estudos de um padrão de representação, de eleição do que é representável, de gosto, de medições, de negociações, de repertório de significações culturais, sociais e políticas. A pesquisa é sobre a formação de Verger, suas escolhas, sua família, a escola, o grupo de amigos, as relações de trabalho e como isso aparece em sua obra. O objetivo é, por um lado, a partir dos grupos aos quais Verger se filiou, entender o clima instaurado em certo período; é discutir quais as idéias e posturas que prevaleceram durante certo tempo, e em que medida elas fizeram parte da construção da subjetividade de Pierre Verger e como isso aparece em suas fotografias e textos; e por outro, investigar que características Verger privilegiou para a construção das imagens e como estas características, o direcionamento do olhar, a opinião que Verger imprime em suas fotografias se relacionam com esferas mais amplas dos processos culturais e sociais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROLIM, Iara Cecilia Pimentel. Primeiras imagens: Pierre Verger entre burgueses e infrequentáveis. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.