Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos de acao do ingap (islet neogenesis associated protein) sobre a regulacao da secrecao de insulina em celulas beta de ratos adultos.

Processo: 05/51564-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Boschiero
Beneficiário:Kelly Elizeu da Silva
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/13218-0 - Estudo do mecanismo de secreção de insulina em células B pancreáticas durante o período perinatal e na prenhez: participação das vias de sinalização de prolactina e da insulina nas várias etapas do processo secretório e alterações induzidas por desnutrição proteica e distúrbios do metabolismo lipídico, AP.TEM
Assunto(s):Ilhotas pancreáticas   Células secretoras de insulina   Diabetes mellitus
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Celulas Beta | Diabetes | Ilhotas De Langerhans | Ingap

Resumo

Nas células β a secreção de insulina pode ser regulada por canais iônicos permeáveis ao potássio induzidos por glicose e sulfoniluréia. O aumento da razão ATP/ADP, devido ao metabolismo da glicose, despolariza a membrana das células p o que desencadeia a exocitose de grânulos de insulina. É relatado que, provavelmente, o ATP pode inibir o canal por agir principalmente nas subunidades Kir6.2; enquanto o MgATP, sulfoniluréia e diazoxida agiriam principalmente nas subunidades SUR1, causando o mesmo efeito (MIKI et al, 1999; AGUILAR-BRYAN et al, 1998). O INGAP é expresso no pâncreas durante a neogênese das ilhotas e tem como função principal iniciar a proliferação da linhagem de células que darão origem a novas células produtoras de insulina. Entretanto, foi relatado como responsável pelo aumento significativo da secreção de insulina em ilhotas de Langerhans de ratos adultos, quando submetidas à exposição crônica em cultura. Desta maneira, o objetivo do trabalho é analisar as ações do INGAP sobre o processo de secreção de insulina em ilhotas de ratos adultos, observando as alterações na expressão das subunidades Ki6.2 e SUR1 que formam o canal de potássio. Analisar-se-á, também, o efluxo de potássio nas ilhotas expostas ao INGAP e submetidas a diferentes concentrações de glicose e de agentes que controlam a abertura dos canais de K+ATP-dependentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Kelly Elizeu da. INGAP-PP (Islets Neogenesis Associated Protein) aumenta a expressao das proteinas do canal de potassio, sensivel ao ATP, em ilhotas cultivadas de ratos adultos. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.