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Escolha e desempenho no trabalho de adultos com deficiência mental

Processo: 05/51666-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Giovana Escobal
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Deficiência mental   Pessoas com deficiência mental   Trabalho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arranjos Instrucionais | Deficiencia Mental | Escolha | Esquemas Multiplos | Trabalho

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o comportamento de escolha de indivíduos deficientes mentais sob duas condições de trabalho e avaliar a influência da situação de escolha sobre parâmetros de desempenho nessas condições. Quatro indivíduos deficientes mentais aprenderão uma tarefa de trabalho com e sem arranjo instrucional, através de técnicas de controle de estímulos, modelagem e esvanecimento. Este arranjo, desenvolvido para a tarefa específica de trabalho, contém dispositivos para a execução da tarefa. Seu objetivo principal é prover assistência imediata, aumentar ou manter a frequência do comportamento e prevenir erros na rotina da tarefa. Após o treino, eles, realizarão a tarefa experimental sob um esquema múltiplo de reforçamento ou sob esquemas concorrentes com encadeamento em um delineamento experimental de múltiplos elementos. No esquema múltiplo, os componentes variam com relação à presença ou ausência do arranjo instrucional. A atribuição das condições será feita pelo experimentador, em distribuição quase randômica. Nos esquemas concorrentes com encadeamento, o participante poderá escolher, no primeiro elo, em um esquema de VI 10 s, a condição com a qual trabalhará no segundo elo, com ou sem arranjo instrucional. O critério de estabilidade do desempenho para conclusão do estudo será de variação de 10% em torno da média para cinco pontos consecutivos. Além da própria resposta de escolha no VI, serão registrados e analisados parâmetros relativos à qualidade do trabalho. (AU)

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