Busca avançada
Ano de início
Entree

Quem te ve nao te conhece mais: modernizacoes urbanas e arquitetoncias em campina grande (1935/1945).

Processo: 05/52920-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Maria Ângela Pereira de Castro e Silva Bortolucci
Beneficiário:Marcus Vinicius Dantas de Queiroz
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Arquitetura brasileira   Modernização   História do urbanismo   História da arquitetura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquitetura Brasileira | Campina Grande | Cidades Brasileiras | Historia Da Arquitetura | Historia Do Urbanismo | Modernizacao

Resumo

Trata da discussão dos processos de reforma urbana e formação da cidade moderna no Brasil, bem como dos reflexos das várias vertentes arquitetônicas modernizadoras, em debate na primeira metade do século XX, nesse contexto. A análise se dará através do estudo de caso do processo de reformulação urbana e arquitetônica da cidade de Campina Grande, Paraíba, capitaneado pelas ações do poder público no período de 1935 a 1945. Essas transformações foram pautadas nos ideais de higiene, embelezamento, circulação e extensão urbana, sendo responsáveis pela criação de uma malha urbana moderna, dentro dos princípios de desarticulação da estrutura urbana herdada da Colônia e do Império, e pela demolição de quase todo o núcleo central da cidade, antes composto por edificações térreas e, basicamente, de gosto Eclético, para a construção de edifícios de mais de um pavimento e de linguagem Art Déco. Dessa forma, propõem-se quatro eixos de análise: a relação entre os discursos e as ações do poder público na condução das medidas modernizadoras; a intensidade dos referenciais nacionais urbanos e arquitetônicos no processo de reformulação da cidade; a abrangência da incorporação dos ideais modernos; e a percepção por parte dos moradores e visitantes acerca do processo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
QUEIROZ, Marcus Vinicius Dantas de. Quem te vê não te conhece mais: arquitetura e cidade de Campina Grande em transformação (1930-1950). 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.