Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do papel da lectina endogena, galectina-1, na injuria vascular.

Processo: 05/52872-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Marcelo Dias Baruffi
Beneficiário:Helder Henrique Paiva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Inflamação   Lectinas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carotida | Galectina | Galectina-1 | Inflamacao | Injuria Vascular | Lectina

Resumo

Galectina-1 pertence à família de lectinas que reconhecem beta-galactosídeos e pode ser produzida por vários tipos celulares, incluindo as células endoteliais e músculo liso. Esta lectina endógena possui propriedades imunomodulatórias, antiinflamatórias e pode promover, positiva ou negativamente, a proliferação celular. Nessa linha, Galectina-1 pode induzir a proliferação de células da musculatura lisa de vasos in vitro. Os eventos iniciais da injuria vascular são pouco conhecidos e na literatura são escassos os dados sobre a participação da Galectina-1 nesses eventos. Portanto, neste trabalho, pretendemos avaliar a participação dessa lectina nos eventos iniciais da injúria da artéria carótida Camundongos deficientes ou não do gene da Galectina-1 serão submetidos a hiperhomocisteinemia intermediária visando à instalação de injúria vascular. Este procedimento será monitorado por detecção sérica da homocisteina por HPLC e/ou espectrometria de massa, ensaio de reatividade vascular e análise histológica das carótidas. A detecção de Galectina-1 no soro e carótidas dos animais será realizada por Western-Blot e imunohistoquímica. Adicionalmente, será analisada a expressão do óxido nítrico sintase endotelial por ensaios imunohistoquímicos e funcionais. A taxa de apoptose vascular será avaliada pela reação de TUNNEL in situ. Entendemos que este trabalho poderá gerar subsídios para o melhor entendimento dos eventos iniciais da injúria vascular e sobre a participação da Galectina-1 nesse processo patológico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAIVA, Helder Henrique. Participação da galectina-1 na lesão vascular induzida e camundongos com hiperhomocisteinemia moderada. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.