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A sexualidade como aspecto inclusivo: uma proposta de intervenção para pais e professores de jovens e adultos com deficiência mental

Processo: 05/53580-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Amélia Almeida
Beneficiário:Paloma Pegolo de Albuquerque
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação sexual   Sexualidade   Deficiência mental   Pais   Professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deficiencia Metnal | Educacao Sexual | Pais | Professores | Sexualidade

Resumo

A sexualidade é um aspecto importante para o ser humano, mas é um tema que abarca muitos tabus; mais complexo ainda é abordá-lo na deficiência mental, pois nota-se que muitas vezes estas pessoas não têm orientação adequada da família e da escola. Este projeto tem como objetivo verificar os efeitos de um programa de intervenção sobre o comportamento de educação/orientação sexual de pais (10 casais) e dos respectivos professores de jovens e adultos com deficiência mental, capacitando-os para lidar com esta temática. Em primeiro lugar, será feita uma entrevista com os pais e professores para coletar informações necessárias à intervenção posterior. A metodologia utilizada nas intervenções semanais com os pais e professores será participativa, com relatos de experiência, focando-se temas relativos à sexualidade e principalmente, às dificuldades encontradas em relação a este assunto. Será também entregue a eles um instrumento para registrar a possível ocorrência de comportamentos sexuais inadequados dos filhos e alunos e descrever como os pais e professores agiram. Serão feitos ainda contatos semanais com os jovens e adultos com deficiência mental para saber sua opinião acerca dos comportamentos de educação/orientação dos pais e professores e para avaliar se houve mudanças significativa nestes comportamentos ao longo da intervenção. A análise de dados será feita com base nos relatos dos jovens e adultos e nos resultados dos instrumentos respondidos pelos pais e professores, que serão divididos em categorias. (AU)

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