Busca avançada
Ano de início
Entree

Espaço perceptual de cores em indivíduos com discromatopsia: diabéticos e contaminados por mercúrio

Processo: 03/03393-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Dora Selma Fix Ventura
Beneficiário:Claudia Feitosa Santana
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/12733-8 - Perdas sensoriais causadas pela intoxicação mercurial: estudos psicofísicos e neurofisiológicos em pacientes e em modelos animais, AP.TEM
Assunto(s):Psicofísica   Visão de cores   Mercúrio (elemento químico)

Resumo

A reconstrução do espaço perceptual de cores de pacientes com deficiência adquirida na visão de cores inova pelo fato de que esses espaços só foram obtidos, até o momento, em sujeitos tricromáticos ou com deficiências genéticas da visão de cores. Estes espaços perceptuais serão obtidos através da aplicação de programa computacional, de escala multidimensional, desenvolvido por David Bimler e aplicado por Galina Paramei (entre outros), ambos co-orientadores desta pesquisa. Os espaços serão construídos em grupos de pacientes de duas condições patológicas: indivíduos portadores de diabetes mellitus tipo 2 (que apresentam deficiência na visão de cores com a evolução da doença) e ex- trabalhadores de fábrica de lâmpadas fluorescentes (onde foram contaminados cronicamente por vapor de mercúrio) também com acometimento da visão de cores. Este estudo pode confirmar os diagnósticos das perdas na visão de cores, assim como detalhar este comprometimento e permitir comparações com os espaços reconstruídos em deficiências congênitas, contribuindo para o conhecimento sobre os aspectos perceptuais da visão de cores normal e patológica do sistema visual humano. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Pesquisa detecta perdas visuais em frentistas de postos de gasolina 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FEITOSA-SANTANA, CLAUDIA; SOUZA, GIVAGO DA SILVA; PUPO SIRIUS, ESAII VENTURA; RODRIGUES, ANDERSON RAIOL; TENTES CORTES, MARIA IZABEL; DE LIMA SILVEIRA, LUIZ CARLOS; VENTURA, DORA FIX. Color vision impairment with low-level methylmercury exposure of an Amazonian population - Brazil. NeuroToxicology, v. 66, p. 179-184, MAY 2018. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTANA, Claudia Feitosa. Reconstrução do espaço de cores de pacientes com discromatopsia adquirida: diabéticos tipo 2 e intoxicados por vapor de mercúrio. 2006. 118 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.