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O currículo de geografia escolar a partir da prática docente sobre o ensino do lugar: uma construção social e contextualizada do conhecimento

Processo: 05/50710-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2005
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:Rosângela Doin de Almeida
Beneficiário:Amanda Regina Gonçalves
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Curriculo Escolar | Formacao De Professores | Geografia - Ensino E Pesquisa | Lugar | Saber Docente

Resumo

O principal objetivo desta pesquisa consiste numa leitura mais compreensiva do currículo de Geografia Escolar a partir de um estudo etnográfico da prática docente em sala de aula sobre o ensino do lugar, focando o trabalho de quatro professores de 4ª série do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino de Rio Claro-SP, participantes de um grupo de pesquisa colaborativo entre Escola e Universidade sobre formação de professores no ensino do espaço local. Fundamentamo-nos na idéia de que o currículo é uma construção social e contextualizada do conhecimento. Propomos um estudo das esferas tangidas pelo conhecimento do lugar: como categoria de análise da Ciência Geográfica, como um saber a ser ensinado por livros didáticos e textos oficiais e, especialmente, como um saber docente. Para análise dos conhecimentos sobre o lugar, abordados nas práticas de professores, serão analisadas situações de ensino em que indícios sobre a conceitualização do lugar poderão ser identificados através das interlocuções observadas nas práticas dos professores. Como estratégia de coleta de dados utilizamos procedimentos etnográficos, da pesquisa qualitativa: observações, registros das aulas, entrevistas, diários de aulas e narrativas elaboradas pelos professores. A discussão das práticas de professores pode proporcionar uma leitura da produção de conhecimentos contextualizados sobre o lugar na sala de aula e pode elucidar a teorização sob a ótica da construção social do currículo. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GONÇALVES, Amanda Regina. Os espaços-tempos cotidianos na Geografia escolar: do currículo oficial e do currículo praticado. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro Rio Claro.