Busca avançada
Ano de início
Entree

Emprego per-operatório da mitomicina C, como agente antifibriótico, em diferentes concentrações na profilaxia do estrabismo cicatricial: estudo experimental em coelhos (Oryctolagus cuniculus, Linnaeus, 1758)

Processo: 03/09527-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2006
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:José Luiz Laus
Beneficiário:Fabricio Villela Mamede
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Oftalmologia veterinária   Procedimentos cirúrgicos oftalmológicos   Estrabismo   Mitomicina   Coelhos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cirurgia | Estrabismo | Mitomicina C | Oftalmologia

Resumo

Com intuito de se prevenirem aderências pós-operatórias em mioplastias oculares e estrabismos secundários, investigar-se-á a mitomicina-C a 0,008, 0,02 e 0,04%, no per-operatório, da mioplastia do reto dorsal. Serão utilizados 56 coelhos da raça Nova Zelândia, adultos, entre machos e fêmeas. Ambos os olhos de cada animal serão utilizados. Os coelhos serão submetidos ao recuo do músculo reto dorsal, em 2 mm. A mitomicina C, nas diferentes concentrações será aplicada por 5 minutos sobre as áreas das mioplastias. O pós-operatório constituirá da higienização da superfície ocular, da instilação de colírio a base de neomicina, polimixina B e dexametasona, a intervalos de 6 horas, por 7 dias, e da administração intra-muscular da buprenorfina, na dose de 0,01 mg/Kg, a cada 12 horas, por 5 dias. Parâmetros referentes à quemose, blefarite, blefarospasmo, hiperemia conjuntival, hemorragia e secreção serão diariamente examinados e quantificados, à macro e mesoscopias. As aderências serão avaliadas e quantificadas à macro, meso e microscopias, respeitando-se os períodos de 15, 30, 60 e 120 dias de pós-operatório. Morfometria e a imunohistoquímica serão, igualmente, realizadas. Os eventos, no todo, serão analisados pelo teste de Kruskal-Wallis, utilizando-se nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAMEDE, Fabricio Villela. Efeitos da administração tópica per-operatória da mitomicina C, em diferentes concentrações, sobre a cicatrização de mioplastias do reto dorsal do bulbo do olho de coelhos. 2007. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.