Busca avançada
Ano de início
Entree

A imaginação da Crítica da Razão Pura de Kant

Processo: 05/53023-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Paulo Roberto Licht dos Santos
Beneficiário:Ulisses Razzante Vaccari
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Razão   Intuição   Imaginação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Entendimento | Esquema | Imagem | Imaginacao Transcendental | Intuicao Pura

Resumo

Este projeto tem por objetivo investigar a função exercida pela imaginação no âmbito da Crítica da razão pura de Kant. Para tanto, considerar-se-á, num primeiro momento, o modo pelo qual, em meio à "Dedução transcendental", ela realiza a operação de síntese. Em seguida, investigar-se-á, no capítulo referente ao "Esquematismo transcendental", de que maneira atuam as sínteses produtiva e reprodutiva da imaginação, respectivamente por meio do esquema transcendental e da imagem. Essa investigação levará em conta o fato de parte da obra ter sido reescrita quando de uma segunda edição, de modo que o filósofo, em muitos pontos, reelabora a argumentação inicial. A principal discordância acerca dessa segunda versão refere-se justamente à imaginação e a um possível abandono, como diz Heidegger, do papel primordial por ela exercido no texto precedente. A tese de fundo, pois, desse projeto, em meio às análises gerais sobre a imaginação, consistirá em lançar mão de argumentos que mostrem, não obstante as modificações introduzidas, de que maneira Kant conserva a unidade de seu pensamento, também na segunda edição da obra. Em outras palavras, apesar de não mais exercer o papel preponderante na formação do conhecimento, a imaginação permanece, em 1787, uma capacidade indispensável na determinação do sentido interno (o tempo), e, por conseguinte, na formação do conhecimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)