Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do plantio direto em duas condicoes climaticas do estado de sao paulo.

Processo: 05/51347-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2005
Data de Término da vigência: 08 de outubro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:José Frederico Centurion
Beneficiário:Ricardo Garcia Aratani
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Plantio direto   Física do solo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atributos Fisicos Do Solo | Atributos Quimicos Do Solo | Plantio Direto

Resumo

No estado de São Paulo, o plantio direto até recentemente tinha despertado pouco interesse, principalmente aos agricultores da região Norte e Nordeste, que não conseguiam, principalmente devido às condições climáticas, aplicar os preceitos do sistema e conseqüentemente obter êxito. Porém percebe-se que devido ao impulso que vem ocorrendo no Centro-Oeste do Brasil e a consolidação da segunda safra nos sistemas de produção, a conscientização vem acontecendo, aumentando a interesse pela adoção do sistema. O objetivo deste trabalho é avaliar os parâmetros químicos e físicos do solo e as características agronômicas das culturas da soja e do milho semeados em Latossolo Vermelho argiloso, em duas regiões climáticas distintas do Estado de São Paulo: Guaíra (Norte) e Pedrinhas Paulista (Sudoeste), abrangendo áreas de plantio direto em diferentes idades de adoção do sistema, área do preparo convencional utilizado em cada região e área de mata, visando um ambiente original, sem distúrbio pelo homem. O delineamento experimental para as análises químicas e físicas do solo será inteiramente casualizado, com parcelas subdivididas e cinco repetições. As parcelas experimentais serão constituídas pelos sistemas de manejo, e as subparcelas, pela profundidade de amostragem. As avaliações das características agronômicas obedecerão ao delineamento inteiramente casualizado, com 5 repetições em cada sistema de manejo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARATANI, Ricardo Garcia. Qualidade física e química do solo sob diferentes manejos e condições edafoclimáticas no estado de São Paulo. 2008. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.