Busca avançada
Ano de início
Entree

A creche sob otica das criancas: contribuicao de seus olhares e dizeres para educacao infantil.

Processo: 05/53551-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Ana Paula Soares da Silva
Beneficiário:Mariana Aguiar Jabur
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Creches   Escolas maternais   Infância
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Creche | Educacao Infantil | Infancia | Pesquisa Com Crianca | Pre-Escola | Qualidade Na Educacao Infantil

Resumo

Diversos campos do saber contribuíram no sentido de construir um olhar sobre a infância que contemple suas especificidades em relação às demais etapas do ciclo vital. Contudo, só nas últimas décadas surgem pesquisas que atribuindo à criança uma maior participação no processo de transmissão e produção da cultura. A creche, tem sido chamada a se alinhar às novas concepções de infância, abrindo espaço para a escuta e para a participação das crianças na execução de suas propostas. Do ponto de vista das discussões sobre a qualidade, são poucos os estudos que contemplam a participação da criança em seu processo. O presente trabalho, a partir da escuta das crianças em idade pré-escolar, tem como objetivo investigar o que elas mais e menos gostam na instituição que freqüentam e compreender as possibilidades dessa avaliação como instrumento na promoção da qualidade do atendimento a partir da perspectiva da criança. O corpus será constituído através de três instrumentos: gravação de rodas de conversação; fotos tiradas pelas crianças; observação sistemática dos espaços e atividades que foram fotografados. A coleta será feita em uma creche filantrópica, com 8 crianças de seis anos e que tenham freqüentado a instituição por mais de um ano anterior à coleta. A análise do material se dará por meio de eixos temáticos. Esses eixos serão confrontados com as observações feitas sobre as atividades e usos do espaço para possibilitar a articulação, de modo mais concreto, das avaliações das crianças com as fôrmas de proposição das atividades por parte dos educadores, suas dinâmicas e seu modo de realização. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JABUR, Mariana Aguiar. Retratando uma creche: um encontro de olhares e dizeres revelando sentidos para uma educação infantil de qualidade. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.