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Autor(es): |
Manuel Fabricio Alves de Andrade
Número total de Autores: 1
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Tipo de documento: | Dissertação de Mestrado |
Imprenta: | São Paulo. 2014-11-10. |
Instituição: | Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Artes. São Paulo |
Data de defesa: | 2014-06-27 |
Orientador: | Suely Master; Cláudia Maria de Vasconcellos |
Resumo | |
Nesta pesquisa investigamos como alguns artistas envolvidos na encenação de peças curtas do teatro de Samuel Beckett no Brasil lidaram com o trabalho de criação vocal das mesmas, se houve algum tipo de preparo ou não, que tipo de problemas encontraram etc. Foram entrevistados sete artistas que estiveram envolvidos em alguma montagem brasileira entre os anos de 1985 e 2012. O resultado das conversas dá uma noção de como foi o envolvimento deles com a obra beckettiana e que tipo de impacto ela teve na relação deles com a criação, sobretudo no tocante à maneira como a palavra era colocada em cena. Os relatos abriram possibilidades de reflexões acerca do papel do intérprete em um tipo de teatro rigoroso como o de Beckett, de como entendem a relação entre corpo e voz, ou como lidam com a criação de personagens, que frequentemente não parece possível dentro de uma abordagem psicológica ou realista, mas sim a partir de aspectos bem materiais da encenação, como a movimentação, a respiração, a partitura sonora e vocal. Por fim, percebemos que não houve um preparo técnico vocal específico dos artistas consultados e que a criação vocal foi compreendida como a consequência de um trabalho que engloba noções de entrega do ator, de representação e resentificação, discussões sobre formas de se trabalhar a personagem, de rituais de preparação, entre outras, abrindo campo para discutir o valor da técnica vocal no desempenho de tal tipo de teatro. (AU) | |
Processo FAPESP: | 12/12377-9 - Sonoridades Beckettianas: a criação vocal do intérprete |
Beneficiário: | Manuel Fabricio Alves de Andrade |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |