Busca avançada
Ano de início
Entree


Gambiarra e experimentalismo sonoro

Texto completo
Autor(es):
Giuliano Lamberti Obici
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta; Mario Celso Ramiro de Andrade; Sergio Roclaw Basbaum; Gilberto dos Santos Prado; Marco Antonio Farias Scarassatti
Orientador: Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta
Resumo

Este trabalho parte da constatação de que existe um lugar em que a música experimental e a arte sonora brasileira se encontram: a gambiarra. Com o objetivo de conhecer as dimensões e fronteiras desse lugar, a jornada desta pesquisa está dividida em três momentos. O primeiro, \"Genealogia da gambiarra\", visa introduzir as características gerais da gambiarra, relacionando-a com aspectos culturais globais e locais. O segundo momento, \"Arte e gambiarra\", aborda a gambiarra por duas perspectivas: \"da arte\" e \"do som\". \"Da arte\" explica como o termo gambiarra deixa de ser uma expressão de uso exclusivo às soluções improvisadas do cotidiano para se tornar presente no fazer e pensar artístico brasileiro, em especial no campo da arte-mídia e midiativismo; \"do som\" ilustra uma série de técnicas e aspectos do experimentalismo sonoro que remetem ao modus opperandi da gambiarra. O terceiro capítulo, \"Artistas do sonoro\", apresenta o repertório que impulsionou a escrita desta tese, o qual torna evidente esse lugar comum entre música experimental e arte sonora brasileira. A jornada termina com a formulação de uma ferramenta de análise que busca evidenciar regimes do sonoro quanto ao uso de materiais e dispositivos técnicos (AU)

Processo FAPESP: 11/01874-9 - MÚSICA FORA DO LUGAR: o experimental na música contemporânea sob o contexto da cultura digital brasileira
Beneficiário:Giuliano Lamberti Obici
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado