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Relações de consumo responsável em educação: um diálogo com a economia popular e solidária através da trajetória do Instituto Kairós

Texto completo
Autor(es):
Renata de Salles Santos Pistelli
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Celso de Rui Beisiegel; Katia Faria de Aguiar; Flavia Ines Schilling
Orientador: Celso de Rui Beisiegel
Resumo

A expansão do consumo, estimulada pela fabricação sempre crescente de produtos e de desejos, acontece de forma ambientalmente impactante e socialmente desigual. Há alguns anos está em pauta no Brasil e no mundo o debate sobre o \"Consumo Responsável\", que trata da adoção de comportamentos conscientes pelos consumidores e/ou do desenvolvimento de práticas solidárias de consumo. Porém, seria possível, no contexto social de hegemonia do modo capitalista de produção, desenvolver práticas de consumo que contribuam para a melhoria das condições de vida das pessoas? A aposta em transformações sociais estimuladas por mudanças nas relações de consumo não se sustenta com ações descoladas da esfera da produção e da comercialização. Nesse sentido, desenvolvemos a presente análise no campo da economia popular e solidária, onde se situam empreendimentos associativos que trabalham pela efetivação de relações econômicas pautadas pela lógica da cooperação e da solidariedade. A economia solidária surgiu no Brasil em meados de 1980, no contexto de uma forte crise, que se agravou na década seguinte. Desde então, esse movimento social teve grande expansão e importantes avanços no campo político. Porém, boa parte dos seus empreendimentos apresentam dificuldades e fragilidades em relação à sustentabilidade de suas atividades e dos sujeitos envolvidos. O Instituto Kairós, organização da sociedade civil, trabalha nesse campo, com o desenvolvimento de práticas de formação em que propõem o consumo responsável como um conjunto de hábitos e ações que fomentam um modelo de desenvolvimento comprometido com a redução da desigualdade social, visando a melhoria das relações de produção, distribuição e aquisição de produtos e serviços. A pesquisa destaca a importância das práticas de formação para a ampliação do debate em torno da concepção de consumo responsável como estratégia de fortalecimento dos empreendimentos associativos e como instrumento de alcance da segurança alimentar e demais condições de vida digna por parte das pessoas envolvidas. (AU)

Processo FAPESP: 10/14335-6 - A importância dos processos educativos na efetivação de práticas responsáveis de consumo
Beneficiário:Renata de Salles Santos Pistelli
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado