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Hesitações em início de enunciados de crianças em aquisição de linguagem

Texto completo
Autor(es):
Cristyane de Camargo Sampaio Villega
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Marília. 2014-11-10.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília
Data de defesa:
Orientador: Lourenço Chacon Jurado Filho
Resumo

Objetivos: (1) verificar a existência (ou não) de marcas hesitativas no início de enunciados no discurso de crianças; (2) caracterizar as marcas hesitativas encontradas; e (3) verificar em que medida a presença/ausência de marcas de hesitação no início desses enunciados se explicaria por fatos recuperáveis na produção dos discursos das crianças.MÉTODOS: Foram analisadas situações de entrevistas de quatro crianças com 5-6 anos de idade que frequentavam o nível Infantil II de uma escola pública de Educação Infantil na época da coleta dos dados. As entrevistas foram gravadas, em áudio e em vídeo, no interior de uma cabine acústica, com material de alta fidelidade. Posteriormente, as gravações foram transcritas por seis transcritores especialmente treinados para essa tarefa. Foram utilizadas normas de transcrição que priorizavam a detecção de pontos e de marcas de hesitações. Para a análise de fatos recuperáveis das condições de produção dos discursos das crianças, foi adotado o par dialógico pergunta-resposta. RESULTADOS: Foram observados: maior ocorrência de enunciados iniciados sem marcas hesitativas do que com essas marcas; ausência de diferença estatística entre marcas simples e marcas combinadas de hesitação; preferência pelo silêncio (pausa silenciosa e corte brusco) como marca hesitativa usada pelas crianças em inicio de seus enunciados, seguido de sonorização (pausa preenchida e alongamento hesitativo) e de apoio em estruturas gramaticais (repetição hesitativa e gaguejamento); correlação entre presença/ausência de hesitação em início de enunciado e tipo de pergunta (aberta/fechada) realizada pelo interlocutor, uma vez que, quando a pergunta era do tipo fechada, os enunciados iniciaram-se, na maioria dos casos, sem marca hesitativa e, quando a pergunta era do tipo aberta, na maioria dos casos, com marcas hesitativas. CONCLUSÃO: Embora as crianças tenham iniciado seus enunciados, na... (AU)

Processo FAPESP: 11/15367-1 - Hesitações em início de enunciados de crianças em aquisição de linguagem
Beneficiário:Cristyane de Camargo Sampaio Villega
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado