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Monteverdi e o Stile Concitato: uma poética guerreira no oitavo livro de Madrigais de 1638

Texto completo
Autor(es):
Vicente Casanova de Almeida
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Monica Isabel Lucas; Paulo Mugayar Kühl; Marcello Stasi
Orientador: Monica Isabel Lucas
Resumo

Este trabalho apresenta uma investigação acerca do Oitavo Livro de Madrigais de 1638, de Claudio Monteverdi (1567-1643), obra oferecida à Sacra e Cesárea Majestade Imperador Ferdinando III, ascensionado ao trono máximo do Ocidente em 1637. São delineados o contexto histórico que envolve a obra bem como questões relativas à publicação e dedicatória da coleção de madrigais. É apresentada também uma análise de seu prefácio segundo preceptivas retóricas do gênero demonstrativo ou epidíctico que revelam chaves discursivas e importantes e tópoi que são substanciais para o entendimento da questão ética e patética em música. Tais questões incidem diretamente nas diretrizes performáticas previstas por Monteverdi para realização do stile concitato, procedimento musical encontrado nos Madrigali Guerrieri. Também é realizada uma exegese do textos poéticos dos madrigais onde é revelada a figuração do Eros guerreiro e militante contemplado nas elegias de Propércio e Ovídio bem como nos livros de emblemas amatórios do XVI XVII. Por último, procura-se demonstrar que o stile concitato e seus procedimentos peculiares são dispositivos de ornato dos afetos sugeridos pelos textos dos madrigais, manejados habilmente na música do compositor. (AU)

Processo FAPESP: 12/01219-3 - Monteverdi e o Stile Concitato: uma poética guerreira no Oitavo Livro de Madrigais de 1638
Beneficiário:Vicente Casanova de Almeida
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado