Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeito de três sistemas de osteotomia - ultrassom cirúrgico, laser Er, Cr: YSGG e sistema rotatório - sobre o processo de osseointegração e reparo de defeitos ósseos em tíbia de ratos: estudo histomorfométrico, imuno-histoquímico e biomecânico

Texto completo
Autor(es):
Jônatas Caldeira Esteves
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Araraquara. 2015-01-26.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araraquara
Data de defesa:
Orientador: Elcio Marcantonio Júnior
Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o processo de reparo ósseo e a osseointegração de implantes inseridos em leitos cirúrgicos preparados por meio de Brocas Convencionais, Ultrassom Piezoelétrico e LASER Er,Cr:YSGG. Como objetivo secundário, foi testada a habilidade do ultrassom cirúrgico de estumilar a liberação de citocinas e fatores de crescimento ósseo durante o processo de reparo. Para tanto, dois estudos distintos foram conduzidos. No Estudo 1, 144 ratos foram divididos em 3 grupos (Grupos Broca, LASER e Piezo) com 48 animais cada. Mini implantes usinados foram instalados em ambas as tíbias de cada animal em alvéolos cirúrgicos preparados pelos 3 sistemas testados de acordo com o grupo ao qual o animal pertencia Após a intervenção cirúrgica, 8 animais por grupo foram sacrificados aos 0, 3, 7, 14, 30 e 60 dias pós-operatórios.. O implante da tíbia direita foi utilizado para o ensaio de torque de remoção e o da tíbia esquerda, para análise de Contato-Osso-Implante (COI) e Fração de Área Ocupada por Osso (FAOO). No Estudo 2, 174 animais foram divididos nos mesmos grupos experimentais – Broca, Piezo e Laser – com 63, 63 e 48 animais cada, respectivamente. Defeitos ósseos de 2mm de diâmetro foram produzidos na tíbia direita dos animais usando um dos três dispositivos testados de acordo com o grupo ao qual o animal foi designado. Oito animais de cada grupo foram sacrificados aos 0, 3, 7, 14 30 e 60 dias e a cicatrização óssea foi analisada por histomorfometria e detecção imuno-histoquímica de Osteocalcina, Osteoprotegerina, Rankl, Vegf e Caspase-3. Cinco animais dos Grupos Broca e Piezo foram sacrificados aos 3, 7 e 14 dias e o espécimes coletados foram utilizados para análise de PCR quantitativo (Q-PCR). Os resultados do Estudo 1 demonstraram a osseointegração dos implantes no três grupos estudados. No Grupo Broca a formação óssea ocorreu mais precocemente, porém um aumento significativo no... (AU)

Processo FAPESP: 10/07712-8 - Reparo ósseo ao redor de implantes instalados em alvéolos cirúrgicos preparados por meio de fresas, ultrassom piezoelétrico e laser Er,Cr:YSGG - Estudo radiográfico, biomecânico, histomorfométrico e imunohistoquímico em ratos.
Beneficiário:Jônatas Caldeira Esteves
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado