Busca avançada
Ano de início
Entree


Teatralidade em frequência e intensidade: análise da matriz vocal do espetáculo Passos, do grupo Obragem de Teatro e Cia

Texto completo
Autor(es):
Helder Carlos de Miranda
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo. 2015-03-03.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Artes. São Paulo
Data de defesa:
Orientador: Suely Master; Cristiane dos Santos Souza
Resumo

A pesquisa pretendeu investigar a matriz vocal do espetáculo teatral Passos (2008), criado pelo Grupo Obragem Teatro e Cia, de Curitiba-PR. Partindo da hipótese de análise matricial como o estabelecimento da essência de dada criação artística, esse trabalho buscou definir os fundamentos da criação do espetáculo Passos, de maneira a tentar compreender sua relação com a noção de teatralidade na perspectiva vocal contemporânea. Para tanto, foram compostos e analisados os elementos e procedimentos vocais que, nesse espetáculo, produzem efeitos teatrais. Intentou-se responder às seguintes questões: quais as principais características da matriz vocal do espetáculo Passos criado pelo Grupo Obragem de Teatro e Cia, de Curitiba-PR? Como a noção de teatralidade contribui para a constituição dessa matriz? Qual a relação dessa matriz com o contexto socioartístico atual? Por meio dessa pesquisa, foi possível lançar um olhar para a relação entre criação vocal e teatralidade nas atuais produções de um grupo atuante no teatro brasileiro (AU)

Processo FAPESP: 12/12836-3 - Teatralidade em freqüência e intensidade: análise da matriz vocal do espetáculo Passos, do Grupo Obragem de Teatro e Cia
Beneficiário:Helder Carlos de Miranda
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado