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O mal-estar docente e os limites da experiência no tempo presente: uma leitura frankfurtiana

Texto completo
Autor(es):
Ademir Henrique Manfré
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Presidente Prudente. 2015-04-09.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente
Data de defesa:
Orientador: Divino José da Silva
Resumo

Esta pesquisa, de natureza teórica, está vinculada à linha de pesquisa “Processos formativos, diferença e valores” do Programa de Pós-graduação em educação da FCT/UNESP/Campus de Presidente Prudente/SP e discute o tema do mal-estar docente e seus vínculos com a formação. Para tanto, partimos da suposição de que o mal-estar docente é decorrente do processo de expropriação da experiência no tempo presente. Desse modo, tivemos como objetivo principal investigar em que consiste o mal-estar docente, clarificando o seu sentido. Uma das intenções da presente pesquisa foi refletir sobre as contradições geradas pela modernidade no que se refere à sua proposta de formação cultural (Bildung). Inicialmente, tecemos considerações a respeito das implicações do debate educacional acerca da temática mal-estar docente para se pensar a pobreza da experiência na atualidade. Posteriormente, discutimos as principais teses freudianas e de autores contemporâneos com relação ao “mal-estar na civilização” como processo inerente à constituição das subjetividades. Por fim, nossa preocupação foi pensar nos desafios postos pela atualidade para a realização de uma educação com base em uma experiência formativa. Nesse contexto, refletimos sobre a importância de se conceber os caminhos de uma educação comprometida com a formação dos indivíduos autônomos, capazes de buscar a sua identidade, re-significando a percepção da realidade pela via dessa mesma experiência. Enfim, vimos na Teoria Crítica um referencial teórico-filosófico que contempla a possibilidade de desenvolvermos em bases diferentes a análise do processo social em que se insere a educação escolar na atualidade bem como seus vínculos com a produção do mal-estar docente. (AU)

Processo FAPESP: 11/17472-7 - "O mal-estar docente e os limites da experiência no tempo presente: uma leitura frankfurtiana"
Beneficiário:Ademir Henrique Manfré
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado