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Quarteto de cordas em sol menor de Claude Debussy: reiterações e aspectos formais

Texto completo
Autor(es):
Juliano Taques Bittencourt Abramovay
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles; Adriana Lopes da Cunha Moreira
Orientador: Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles
Resumo

O Quarteto de cordas em sol menor de Claude Debussy é uma obra marcada por importantes dicotomias. Composta em 1893, ela se encontra permeada de elementos harmônicos e formais ligados à tradição tonal e ao final do século XIX, particularmente ao compositor César Franck. Ao mesmo tempo, a peça utiliza procedimentos que são observados apenas em obras maduras do compositor, nas quais o tonalismo se encontra pouco presente, e análises que dependam exclusivamente de elementos tonais mostramse pouco eficientes para o Quarteto. Essa relação entre tradição e inovação é investigada nesta pesquisa, que traz como enfoque duas características diretamente relacionadas: a maneira como Debussy utiliza elementos repetidos nesta peça, assunto pesquisado por Sylveline Bourion, e aspectos relativos à forma cinética, elemento descrito por Richard Parks. Uma comparação entre o primeiro movimento do Quarteto e o primeiro movimento da Sonata para flauta, viola e harpa, peça do final da carreira de Debussy, é oportuna para que sejam observados elementos formais semelhantes aplicados em contextos diferentes. (AU)

Processo FAPESP: 12/16761-8 - Quarteto de cordas em sol menor de Claude Debussy: reiterações e aspectos formais
Beneficiário:Juliano Taques Bittencourt Abramovay
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado