Busca avançada
Ano de início
Entree


Avaliação da atividade antioxidante, fotoprotetora e antiglicação dos extratos de folhas e frutos de espécies da família Annonaceae

Texto completo
Autor(es):
Kamille Daleck Spera
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Assis. 2015-04-09.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis
Data de defesa:
Orientador: Regildo Márcio Gonçalves da Silva
Resumo

O efeito oxidante provocado por radicais livres provenientes do metabolismo do O 2 , ocorre naturalmente no organismo. O estresse oxidativo, aumento dessa condição, está correlacionado ao aparecimento de doenças, e pode ser intensificado devido à exposição a fatores externos, como a radiação solar, causando assim danos c elulares significativos, que podem levar ao envelhecimento acelerado das células. Estudos com extratos vegetais tê m demons trado que os mesmos contêm compostos de interesse farmacológico para tratar e/ou prevenir os danos celulares causados pelo estresse oxidativo, resultando em uma ação fotoprotetora e antiglicante. Entre as espécies vegetais , a família Annonaceae possui representantes que apresentam compostos bioativos com diferentes atividades farmacológicas, tornando - as importantes para a análise de sua capacidade antioxidante e a relação com o potencial fotoprotetor e antiglicante. Partindo desse pressuposto, este estudo tem por objetivo avaliar o potencial antioxidante, fotoprotetor e antiglicante com ensaios in vitro , além de quantificar fenóis e flavonoides totais presentes nas amostras, e também realizar a caracterização por cromatografia de camada delgada para flavonoides, terpenoides e alcaloides dos extratos. Os resultados obtidos mostraram que A. crassiflora e A. cacans apresentaram os melhores valores na maioria dos testes de avaliação da capacidade antioxidante e entre os tipos de extratos avaliados, bem como para potencial fotoprotetor. O extrato da folha de A. crassiflora apresentou os melhores resultados para teste antiglicação, bem como para quantificação de fenóis. Dentre as polpas A. muricata que obteve o melhor resultado antig licação. Para flavonoides tanto na... (AU)

Processo FAPESP: 12/22836-0 - Avaliação da atividade antioxidante, fotoprotetora e antiglicação dos extratos de folhas e frutos de espécies da família Annonaceae.
Beneficiário:Kamille Daleck Spera
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado