Busca avançada
Ano de início
Entree


Caracterização ultraestrutural das células imunorreativas a 5-bromo-2-deoxiuridina (BRDU) na zona ventricular e sub-ventricular adulta e de sua relação com o peptideo regulador CART.

Texto completo
Autor(es):
Carlos Alexandre dos Santos Haemmerle
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Ii Sei Watanabe; Dania Emi Hamassaki; Ruy Gastaldoni Jaeger; Paula de Carvalho Papa; Marimelia Aparecida Porcionatto
Orientador: Ii Sei Watanabe
Resumo

O maior nicho neurogênico no encéfalo adulto está ao redor dos ventrículos laterais, mas a identificação das células que iniciam tal formação é controversa. Há uma inervação do peptídeo CART que pode abrir perspectivas para o entendimento de seu papel na modulação da neurogênese. Propormos estudar a citoarquitetura ultra-estrutural das células proliferativas na região periventricular e descrever a organização dessa região e sua inervação por axonios imunorreativos ao CART. Utilizamos ratos e camundongos adultos, preparados para análise ultraestrutural e neuroquímica em microscópios eletrônicos de transmissão e varredura de alta-resolução, de luz e laser confocal. O estudo da proliferação e inervação ocorreu com a administração do marcador de fase S BrdU e anticorpos anti-BrdU, anti-CART, anti-DCX, anti-GFAP e anti-GFP. Cada tipo celular do nicho neurogênico apresentou uma densidade própria de ir-BrdU. Identificamos células de revestimento ventricular inervadas por axônios. A maior densidade de inervação ir-CART ocorre ao longo do trajeto dos neurônios em formação. (AU)

Processo FAPESP: 10/17519-0 - Caracterização ultraestrutural das células imunorreativas à 5-bromo-2deoxiuridina (BrdU) na zona ventricular e sub-ventricular adulta e de sua relação com o peptídeo regulador CART
Beneficiário:Carlos Alexandre dos Santos Haemmerle
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado