Busca avançada
Ano de início
Entree


Caracterização, isolamento e cultura de espermatogônias primárias de curimbatá, Prochilodus lineatus (Valencienes, 1847).

Texto completo
Autor(es):
Gisele Cristiane de Melo Dias
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Ines Borella; Sérgio Ricardo Batlouni; Sergio Ferreira de Oliveira; Elizabeth Romagosa; Fábio Siviero
Orientador: Maria Ines Borella
Resumo

Machos adultos de P. lineatus tiveram suas gônadas processadas de acordo com as rotinas de microscopia de luz e microscopia eletrônica de transmissão. Para a cultura de células, os testículos foram digeridos enzimaticamente, a suspensão testicular foi separada por gradiente descontínuo com Percoll seguido pelo plaqueamento diferencial por adesão e as células foram cultivadas. Foi realizado o método de enriquecimento das espermatogônias por citometria de fluxo. Os testículos apresentam as regiões anterior, média e posterior com distribuição semelhante dos tipos de células, e o diâmetro nuclear das células germinativas diminui significativamente durante a espermatogênese. As espermatogônias cultivadas por 15 dias com meio para proliferação celular resultaram em grandes aglomerados celulares que foram caracterizados com o anti-Vasa, anti-GFRa1 e anti-OCT4. As culturas que receberam o meio para diferenciação celular mostraram processo de proliferação lento das espermatogônias primárias comparado com a cultura que teve o meio indicado para proliferação celular. (AU)

Processo FAPESP: 10/01899-9 - CARACTERIZAÇÃO, ISOLAMENTO E CULTURA DE ESPERMATOGÔNIAS PRIMÁRIAS DE CURIMBATÁ, Prochilodus lineatus (Valencienes, 1847).
Beneficiário:Gisele Cristiane de Melo Dias
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado