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O ensino da Saúde Pública Veterinária nos cursos de graduação em Medicina Veterinária da região Sudeste do Brasil

Texto completo
Autor(es):
Carolina de Alvarenga Cruz
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Jaboticabal. 2015-08-20.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal
Data de defesa:
Orientador: Karina Paes Bürger; Raphaella Barbosa Meirelles Bartoli
Resumo

O mundo globalizado pede por profissionais que estejam aptos a trabalhar sob o conceito Um mundo, uma saúde. Por isso, médicos veterinários tornam-se importantes atores no que diz respeito ao gerenciamento de saúde, e a educação em Medicina Veterinária deve estar preocupada em formar profissionais aptos a atender às necessidades exigidas pela sociedade. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi realizar o diagnóstico de situação sobre o ensino de Saúde Pública Veterinária nos cursos de graduação em Medicina Veterinária da região Sudeste do Brasil, além de traçar o perfil do estudante desse curso na região referida. A pesquisa foi realizada por meio da análise das matrizes curriculares dos cursos de Medicina Veterinária, e para traçar o perfil do estudante e identificar seus conhecimentos à respeito de Saúde Pública Veterinária, foram elaborados e aplicados dois tipos de questionários individuais. Os resultados demonstraram que as disciplinas não contemplam de forma adequada a área de atuação da Saúde Pública Veterinária, e o perfil curativo ainda é enfatizado, pois as disciplinas relacionadas à área de medicina veterinária preventiva têm cargas horárias reduzidas, além de serem oferecidas nos últimos períodos do curso, desfavorecendo o discente nas possibilidades oferecidas pela profissão por ele escolhida. Em relação ao perfil do estudante, percebe-se que o graduando, na sua maioria composto pelo gênero feminino, ingressa nas Instituições muito jovem sem ter a certeza da profissão escolhida, opta pela carreira pelo gosto pelos animais e admiração e com uma visão clínica, pré formada da profissão, persistindo no foco da medicina veterinária curativa e não preventiva. Por isso, mostra-se necessária a reestruturação no ensino médico-veterinário... (AU)

Processo FAPESP: 14/02295-0 - O ensino de Saúde Pública Veterinária nos cursos de graduação em Medicina Veterinária da região sudeste do Brasil
Beneficiário:Carolina de Alvarenga Cruz
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado