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Estudo, análise e proposta de diretrizes a serem consideradas no projeto do produto óculos para o público infantil

Texto completo
Autor(es):
Iana Garófalo Chaves
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Cibele Haddad Taralli; Denise Dantas; José Carlos Plácido da Silva
Orientador: Cibele Haddad Taralli
Resumo

Os óculos se destacam por sua função social no atendimento das necessidades humanas, se considerados os indivíduos que dependem deste produto em sua condição de órtese. Este trabalho considera que para o público infantil, o projeto do produto de armações, demanda estudos e pesquisas, para propor resoluções técnicas, formais e estéticas adequadas, mas, sobretudo para captar os aspectos perceptivos, subjetivos e emocionais, que despertem a afeição desse segmento social com este objeto. A pesquisa teve como principal objetivo a definição e proposta de diretrizes para auxiliar no projeto do produto óculos para o público infantil. Para isto, foram utilizadas abordagens metodológicas do design, que consideram os indivíduos envolvidos como elementos centrais no processo do projeto, a exemplo do Design Centrado no Humano (DCH), adotado como estratégia fundamental no enfoque desta dissertação.A pesquisa presenta um levantamento histórico sobre o produto óculos e sobre as normas já existentes para o seu projeto; além de uma revisão sobre as abordagens metodológicas de design centradas nos indivíduos; e as coletas de dados considerando as crianças usuárias de óculos de 6 a 11 anos e as seguintes partes envolvidas, ou seja, os stakeholders - os responsáveis ou cuidadores; os oftalmopediatras e os atendentes das óticas. Para cada grupo foi definido um método a ser aplicado, com intuito de coletar informações sobre as diferentes visões do produto, considerando principalmente os aspectos emocionais e comportamentais envolvidos nas relações das crianças com as armações. Foram utilizados os procedimentos de storytelling e \'prototipar para empatia\', aplicados com as crianças; entrevistas individuais realizadas com oftalmopediatras e atendentes de óticas; e questionários com os cuidadores. A análise e a discussão dos resultados obtidos em cada um dos métodos foram confrontadas através de relações de triangulação, contribuindo para elencar as diretrizes para o projeto das armações, com conteúdose aspectos objetivos e subjetivos, referendando o uso das metodologias adotadas, e desta perspectiva de aproximação com as emoções de desejos das crianças em relação aos seus óculos, como fundamentais para a atuação em design de produto. (AU)

Processo FAPESP: 12/10910-1 - Estudo, análise e proposta de parâmetros e requisitos a serem considerados na metodologia de projeto do produto óculos para o público infantil
Beneficiário:Iana Garofalo Chaves
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado