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Lyotard: entre o pensamento e a arte

Texto completo
Autor(es):
Mariana de Campos Bardelli
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Celso Fernando Favaretto; Pedro Sussekind Viveiros de Castro; Ricardo Nascimento Fabbrini
Orientador: Celso Fernando Favaretto
Resumo

O presente trabalho se debruçou sobre o quinto período do pensamento de Jean-François Lyotard que vai apresentar uma crítica da condição que teria passado a caracterizar o mundo capitalista pós-industrial e que resultaria na emergência de uma cultura pós-moderna. A arte, que em suas reflexões aparecerá como forma de resistência mediante essa condição, será central em nosso trabalho. Assim, abordaremos sua formulação da contra-estética da presença material e sua crítica de arte, a qual possui em suas reflexões um sentido bem particular. Esse período corresponde à guinada kantiana de seu pensamento e, portanto, sua leitura da Crítica da faculdade do juízo tem papel importante em nosso trabalho. Pensamos assim explorar um momento da maior importância do pensamento de Lyotard e que se mostrou de grande pertinência para o debate atual sobre estética e política. (AU)

Processo FAPESP: 12/16395-1 - Lyotard e o pensamento sobre as novas tecnologias
Beneficiário:Mariana de Campos Bardelli
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado