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Estudo da interação solo-geogrelha em testes de arrancamento e a sua aplicação na análise e dimensionamento de maciços reforçados

Texto completo
Autor(es):
Sidnei Helder Cardoso Teixeira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Carlos. , gráficos, ilustrações, tabelas.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Benedito de Souza Bueno; Joao Baptista Nogueira; Ennio Marques Palmeira; Delma de Mattos Vidal; Orencio Monje Vilar
Orientador: Benedito de Souza Bueno
Área do conhecimento: Engenharias - Engenharia Civil
Indexada em: Banco de Dados Bibliográficos da USP-DEDALUS; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - USP
Localização: Universidade de São Paulo. Biblioteca da Escola de Engenharia de São Carlos; EESC/TESE-EESC; T266ei
Resumo

O conhecimento dos mecanismos de interação entre o solo e os geossintéticos é fundamental para o dimensionamento de obras em solo reforçado. Entretanto, em função das diferentes formas geométricas das superfícies das inclusões, a interação pode ocorrer de maneiras distintas. Para as geogrelhas, o arrancamento representa o mecanismo de interação que, em alguns casos, melhor retrata as situações que ocorrem no campo. Esta tese apresenta uma análise dos principais fatores que influenciam na interação entre o solo e as geogrelhas quando solicitadas ao arrancamento, utilizando equipamentos de teste de portes grande e pequeno, bem como um equipamento que testa isoladamente os elementos longitudinais e transversais das geogrelhas. Apresenta-se ainda dois modelos numéricos que permitem avaliar o comportamento de geogrelhas de comprimento qualquer a partir de resultados de ensaios de arrancamento de pequeno porte ou dos ensaios nos elementos isolados da geogrelha. Os resultados dos ensaios realizados são comparados entre si, sugerindo a viabilidade de se utilizar equipamentos de pequenas dimensões para executar ensaios de arrancamento em geogrelhas em meio a solos finos, em detrimento dos testes de grande porte que demandam uma grande quantidade de solo e de mão-de-obra para serem executados. Por fim, apresenta-se um método que, utilizando os resultados obtidos dos testes de pequeno porte, pode ser usado para determinar os esforços de tração nas inclusões de estruturas em solo reforçado, considerando aspectos como a interação solo–reforço e a rigidez à tração das inclusões (AU)

Processo FAPESP: 99/02413-1 - Estudo de parâmetros de interface de geogrelhas implantadas em solos brasileiros
Beneficiário:Sidnei Helder Cardoso Teixeira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado