Busca avançada
Ano de início
Entree


Ultraestrutura e citoquímica do tubo digestivo de Hemisorubim platyrhynchos (Teleostei, Siluriformes, Pimelodidae)

Texto completo
Autor(es):
Claudemir Kuhn Faccioli
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas.
Data de defesa:
Membros da banca:
Antonio de Castro Rodrigues; Fernanda Antunes Alves da Costa; Camila Contin Diniz de Almeida Francia; Reginaldo José Donatelli
Orientador: Carlos Alberto Vicentini
Resumo

O conhecimento das características morfológicas do tubo digestivo, associado aos processos de digestão e absorção, é fundamental para a compreensão da fisiologia e nutrição de peixes, auxiliando no planejamento de dietas para proporcionar melhorias no manejo e sucesso em piscicultura. Assim, o objetivo do presente trabalho foi analisar as características ultraestruturais e citoquímicas do tubo digestivo de exemplares adultos de Hemisorubim platyrhynchos para embasar o cultivo em pisciculturas e preservação da espécie. H. platyrhynchos é uma espécie carnívora, distribuída nas bacias hidrográficas do Orinoco, Amazonas, Paraguai, Uruguai e Paraná. Este peixe apresenta grande potencial de consumo, devido ao tamanho dos animais e à qualidade da carne. Também é utilizado na piscicultura ornamental, devido ao padrão de coloração. Contudo, esta espécie encontra-se ameaçada de extinção no estado de São Paulo, apresentando estoque reduzido e populações isoladas. Assim, trinta exemplares foram eutanasiados e dissecados para a retirada de fragmentos do esôfago, estômago (ventrículo gástrico) com regiões cárdica, fúndica e pilórica e intestino (regiões anterior, medial, posterior e reto). Para os estudos ultraestruturais, fragmentos foram fixados em solução de Karnovsky modificada, pós-fixados em tetróxido de ósmio e destinados à rotina de inclusão de microscopia eletrônica de transmissão. Para os estudos citoquímicos, fragmentos de tecido foram fixados em soluções apropriadas e destinados para as seguintes técnicas citoquímicas: impregnação com tetróxido de ósmio e iodeto de zinco - ZIO (visando a análise de organelas membranosas); método ósmio-imidazol (para detecção de inclusões lipídicas), método para detecção de fosfatase ácida e alcalina e método para detecção de glicoconjugados ácidos (vermelho de rutênio). Essas técnicas possibilitaram uma análise detalhada das... (AU)

Processo FAPESP: 12/16143-2 - Ultraestrutura e citoquímica do tubo digestivo de Hemisorubim platyrhynchos (Teleostei, Siluriformes, Pimelodidae)
Beneficiário:Claudemir Kuhn Faccioli
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado