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Dramaturgia colaborativa: procedimentos de criação e formação

Texto completo
Autor(es):
Rafael Luiz Marques Ary
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Mario Alberto de Santana; Marcelo Ramos Lazzaratto; Eduardo Okamoto; Paulo Ricardo Berton; Manoel Levy Candeias
Orientador: Mario Alberto de Santana
Resumo

Estudo sobre o caráter pedagógico do processo colaborativo no que se refere à formação de dramaturgos. O processo colaborativo é um modo de criação teatral surgido a partir da década de noventa do século vinte, que está relacionado às condutas contemporâneas de produção e compartilhamento de conhecimento. Neste trabalho, são utilizadas três matrizes operacionais, que são as estruturas comuns aos variados processos colaborativos praticados pelos grupos de teatro. Elas possibilitam aos dramaturgos a formulação de diversos procedimentos de criação. As três matrizes são: o tema, a hierarquia flutuante e o retorno crítico. As reflexões desenvolvidas nesta pesquisa estão baseadas na compreensão da dramaturgia colaborativa realizada nos grupos de teatro observados e na análise de sua influência na concepção do projeto pedagógico do curso de dramaturgia da SP Escola de Teatro (AU)

Processo FAPESP: 11/13816-3 - Dramaturgia Colaborativa: Procedimentos de Criação e Formação
Beneficiário:Rafael Luiz Marques Ary
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado