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Cada vez mais educação política no Brasil: um estudo sobre o marketing e os consultores de campanhas eleitorais

Texto completo
Autor(es):
Elias Evangelista Gomes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria da Graca Jacintho Setton; Marilia Pontes Esposito; Luis Antonio Groppo; Maria Celeste Mira; Luciana Panke
Orientador: Maria da Graca Jacintho Setton
Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo identificar, descrever e examinar alguns aspectos da educação política no Brasil, mais especificamente as estratégias de uso de elementos da cultura empregadas pelos consultores de marketing político no seio das campanhas eleitorais. Neste estudo, defendeu-se duas teses: a) o marketing como uma matriz de educação política e b) os consultores como intérpretes da cultura. Observou-se, portanto, que esses agentes da política, da educação e da cultura agem como administradores de uma informação acumulada, por meio de uma ação pedagógica e socializadora difusa da população. Identificou-se os interesses diversificados de agentes na adesão a um espaço social específico, descreveu-se a institucionalização do marketing político no interior do campo científico e interpelou-se a categoria nativa intérpretes na produção de crenças e entendimentos sobre a política. Com o objetivo de aprofundar a compreensão das duas teses, discutiu-se a memória e a fofoca como conteúdos e didáticas das campanhas eleitorais. Para cumprir o empreendimento intelectual proposto, foi realizada uma etnografia multissituada, de caráter exploratório, inovador e inédito na área de educação, analisando um conjunto de dados multilocalizados e oriundos de propagandas eleitorais; de contextos de produção de uma campanha específica, realizada na Amazônia brasileira; de livros produzidos por consultores; de entrevistas realizadas com eles e de outras referências encontradas no trabalho de campo e vividas pelo autor da pesquisa. Com a intenção de que o presente estudo venha contribuir para um entendimento mais amplo e eficiente a respeito da construção social da realidade nos dias atuais, propôs-se investigar as formas de sintetizar a cultura no que se refere à produção de possíveis tentativas de educação dos modos de concepção, classificação, julgamento e imaginação da população no âmbito político. Por fim, buscou-se contribuir para a ampliação do escopo investigativo da sociologia da educação no que tange aos processos educacionais difusos e de massa, e que influem substancialmente no futuro do país, que não estão restritos à escola, mas que podem chegar à ela. (AU)

Processo FAPESP: 14/09056-1 - Educação Política no Brasil: um estudo sobre o marketing e os consultores de campanhas eleitorais
Beneficiário:Elias Evangelista Gomes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado