Busca avançada
Ano de início
Entree


Análise de carga viral e estado físico do Papilomavírus Humano (HPV) e perfil de citocinas em mulheres com lesão intraepitelial cervical e carconoma cervical invasor

Texto completo
Autor(es):
Larissa Doddi Marcolino
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Botucatu. 2016-08-12.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina. Botucatu
Data de defesa:
Orientador: Márcia Guimarães da Silva
Resumo

Introdução: A infecção por genótipos de alto risco doPapilomavírus Humano (HPV) está associada ao desenvolvimento das lesões cervicais pré-invasivas e do carcinoma cervical invasor. A carga viral e o estado físico desses genótipos de HPV são considerados importantes biomarcadores para a progressão dessas lesões. A resposta imune do hospedeiro tem um papel importante na história natural da infecção pelo HPV na cérvice uterina como, por exemplo, a persistência viral e o desenvolvimento do câncer cervical. As citocinas são os principais mediadores desta resposta imune e são capazes de regular a transcrição do HPV dependendo do padrão de resposta ao qual estão associadas. O padrão Th1 contribui para o desenvolvimento da imunidade celular contra a infecção pelo HPV e está relacionado com clearance dessa infecção.Por outro lado, o padrão Th2 está associado com a persistência viral da infecção e com a progressão das lesões cervicais. A maioria dessas infecções provavelmente envolve um balanço entre osperfis Th1 e Th2 da resposta imune. Objetivo: Avaliar a concentração de IL-1β, IL-4, IL-6, IL-10, TNF-e INF- na secreção e no soro e a intensidade da imunomarcação destas citocinas nas biópsias cervicais. Além disso, determinar a carga viral e o estado físico do HPV16 em mulheres portadoras de lesão intraepitelial escamosa de baixo grau (LIEBG), lesão intraepitelial escamosa de alto grau (LIEAG), carcinoma cervical invasor (CCI) e no grupo controle.Pacientes e Métodos: Foram incluídas no estudo 109 mulheres com diagnóstico histopatológico de LIEBG (n=16), LIEAG (n=40), CCI (n=13) e 40 mulheres sem alterações histopatológicas na biópsia do colo do útero (grupo controle), atendidas no Ambulatório de Ginecologia Preventiva do Hospital Amaral Carvalho, Jaú, SP. As concentrações das diferentes citocinasno soro e na secreção cervical foram determinadas por ensaio imunoenzimático... (AU)

Processo FAPESP: 11/16099-0 - Associação de carga viral e estado de integração do HPV e perfil de citocinas in situ em mulheres com lesão intraepitelial de baixo grau, lesão epitelial de alto grau e carcinoma epidermóide invasor.
Beneficiário:Larissa Doddi Marcolino
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado