Busca avançada
Ano de início
Entree


Tentando chegar lá: as experiências sociais de jovens em um cursinho popular de São Paulo

Texto completo
Autor(es):
Eduardo Vilar Bonaldi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Sylvia Gemignani Garcia; Ana Maria Fonseca de Almeida; Edison Ricardo Emiliano Bertoncelo; Alvaro Augusto Comin; Graziela Serroni Perosa
Orientador: Sylvia Gemignani Garcia
Resumo

Esta pesquisa visa reconstituir as dinâmicas de acesso ao Ensino Superior de jovens de frações relativamente privilegiadas das camadas populares, ingressantes em um cursinho popular localizado na zona norte da cidade de São Paulo. Em primeiro lugar, o estudo busca delinear e compreender a gênese social tanto das aspirações de ingresso no Ensino Superior quanto das dificuldades e barreiras subjetivamente experienciadas por esses jovens ao longo de suas tentativas de acesso ao sistema universitário. Além de evidenciar quais condicionamentos e modulações específicas dos processos de socialização e de escolarização, a que esses jovens foram submetidos, podem enraizar trajetórias bem sucedidas de acesso ao nível universitário, o estudo busca, igualmente, demonstrar como as diferentes redes de relações em que esses jovens encontram-se inseridos podem se refletir em diferentes estilizações de seus modos de experimentação da condição juvenil. Por fim, a natureza eminentemente política da iniciativa também conduziu o estudo à investigação dos modos como afinidades ou dissonâncias entre as origens e trajetórias dos professores e alunos do cursinho estruturam as dinâmicas interacionais a partir das quais pode ocorrer a transmissão das visões políticas de mundo e dos destinos universitários e ocupacionais que esses professores buscam projetar sobre seus alunos. (AU)

Processo FAPESP: 12/14068-3 - Desejando a universidade pública a partir da escola pública: disposições escolares e práticas culturais entre alunos de um cursinho popular na cidade de São Paulo
Beneficiário:Eduardo Vilar Bonaldi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado