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Mário Pedrosa e Ferreira Gullar: sobre o Ideário da Crítica de Arte nos Anos 50

Texto completo
Autor(es):
Marcelo Mari
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Silvia Miranda Meira; Celso Fernando Favaretto; Leon Kossovitch
Orientador: Silvia Miranda Meira
Resumo

Esta pesquisa trata da contribuição de Mário Pedrosa e de Ferreira Gullar para o ambiente artístico brasileiro na década de 50 e início da década de 60. Para esse empreendimento, não nos limitamos à transposição literal de registros sobre a produção artística naquele período, mas implementamos uma análise do ideário dos críticos. Assim, houve uma tentativa de esclarecimento tanto dos posicionamentos de Pedrosa e de Gullar como do valor atribuído por eles à nossa produção artística. Em suma, a pesquisa se dirigiu para uma apreciação histórica das idéias dos críticos como ponto dialogador e de tensão com a produção plástica (AU)

Processo FAPESP: 99/01706-5 - A teoria do não-objeto
Beneficiário:Marcelo Mari
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado