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As influências japonesas nos trajes de cena de Ariane Mnouchkine - conceituação, modelagem e construção

Texto completo
Autor(es):
Juliana Miyuki Matsuda
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Fausto Roberto Poço Viana; Isabel Cristina Italiano; Marizilda dos Santos Menezes
Orientador: Fausto Roberto Poço Viana
Resumo

Esta pesquisa analisa como são trabalhadas as influências dos diferentes estilos de teatro japonês na elaboração dos trajes de cena do Théâtre du Soleil, sob a direção de Ariane Mnouchkine nas produções de Ricardo II (1981), Henrique IV - parte um (1984) e Tambores sobre o dique (1999). São investigadas a história, os trajes, as máscaras e a maquiagem do teatro Nô, Kyogen, Kabuki e Bunraku, para estabelecer uma melhor análise dos espetáculos do Théâtre du Soleil, citados acima. É elaborado também, um pequeno manual com as modelagens e fotos da construção de um traje de cada um dos tipos de teatro japonês e dois conjuntos de trajes de cada espetáculo do Théâtre du Soleil. Busca-se com a análise destes espetáculos e o estudo dos seus trajes, juntamente com o estudo do teatro tradicional japonês, estabelecer um paralelo entre a cultura oriental e a ocidental. A elaboração dos moldes é importante para que seja possível visualizar como estas influências se materializam e para que parte da memória dos espetáculos possa ser registrada e facilmente reproduzida por aqueles que se interessem pelo tema. (AU)

Processo FAPESP: 13/07297-9 - Relações entre o Oriente e o Ocidente: as influências orientais, com enfoque no Japão, aplicadas no trabalho de Ariane Mnouchkine
Beneficiário:Juliana Miyuki Matsuda
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado