Busca avançada
Ano de início
Entree


Arthur Azevedo: o crítico de arte como colecionador / o colecionador como crítico de arte

Texto completo
Autor(es):
Frederico Fernando Souza Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Domingos Tadeu Chiarelli; Maria Cecilia França Lourenço; Luiz Claudio Mubarac; Fernanda Mendonça Pitta; Letícia Coelho Squeff
Orientador: Domingos Tadeu Chiarelli
Resumo

A tese discute a atuação de Arthur Azevedo como crítico de arte e colecionador no circuito artístico do Rio de Janeiro entre os anos 1870 até os primeiros anos do século XX. A partir de um levantamento de textos esparsos sobre arte escritos pelo autor na imprensa carioca esforça-se por analisar e situar sua produção crítica frente à arte brasileira da segunda metade do século XIX. Concomitantemente busca-se analisar o conjunto de obras (gravuras, pinturas, livros, álbuns e manuscritos) reunidas pelo dramaturgo nesse mesmo período. Frente a essas duas extensas atuações desenvolve-se como tese central a ideia de que a dupla atuação de Arthur Azevedo somente foi possível, por ser aquele um período de reestruturação do meio artístico permitindo que intelectuais como ele, sem formação na área, pudessem atuar como crítico e colecionador. (AU)

Processo FAPESP: 12/05476-0 - Arthur Azevedo: o crítico de arte como colecionador / o colecionador como crítico de arte.
Beneficiário:Frederico Fernando Souza Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado