Busca avançada
Ano de início
Entree


Investigação dos neurônios da porção rostrolateral da substância cinzenta periaquedutal (PAGrl) mobilizados durante a busca por droga e suas conexões com o córtex pré-frontal medial (mPFC) e neurônios orexinérgicos da área hipotalâmica lateral (LHA).

Texto completo
Autor(es):
Brunella Valbão Flora
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Sandra Regina Mota Ortiz; Rodrigo Ippolito Bouças; Martin Andreas Metzger
Orientador: Sandra Regina Mota Ortiz
Resumo

Estudos apontam a substância cinzenta periaquedutal (PAG) como um sítio crítico para a expressão de vários comportamentos motivados. A porção rostrolateral da PAG (PAGrl), tem um papel chave na regulação da motivação na caça predatória, e modularia mecanismos de recompensa associados ao comportamento alimentar e busca por droga, a partir de projeções para área tegmental ventral e núcleo acumbens; o que dependeria da ligação com neurônios orexinérgicos da área hipotalâmica lateral (LHA). A PAGrl, está mobilizada nos comportamentos de busca por droga assim como na caça predatória. As principais regiões que aferentam a PAGrl são áreas do córtex pré-frontal medial (mPFC) onde a PAGrl integraria tais aferencias e modularia a LHA. Os resultados corroboram com a hipótese, pois lesões no mPFC diminuíram a busca por droga e vimos que neurônios da PAGrl mobilizados no comportamento, que recebem aferências do mPFC, seriam os mesmos que se projetam para LHA e que a PAGrl teria papel crítico na promoção do comportamento de busca por droga no CPP para sulfato de morfina. (AU)

Processo FAPESP: 14/04318-8 - Investigação dos neurônios da porção rostrolateral da substância cinzenta periaquedutal (rlPAG) mobilizados durante a busca por droga e suas conexões com o córtex pré-frontal medial (PFCm) e neurônios orexinérgicos da área hipotalâmica lateral (LHA)
Beneficiário:Brunella Valbão Flora
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado