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Comunicação digital da Marca Brasil: uma avaliação da experiência de navegação de usuários estrangeiros no portal Visit Brasil

Texto completo
Autor(es):
Flávio Notomi Kanazawa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Ribeirão Preto.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (PCARP/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Janaina de Moura Engracia Giraldi; Edson Crescitelli; Jorge Henrique Caldeira de Oliveira; Andrea Lago da Silva
Orientador: Janaina de Moura Engracia Giraldi
Resumo

A popularização mundial da internet facilita para seus usuários o compartilhamento de informações, opiniões e experiências sobre diversas questões, como seus interesses, produtos, serviços e locais que visitaram ou que pretendem visitar. Nesse contexto, abre-se espaço para que as organizações também participem desse processo, de modo a conhecer melhor seus públicos e desenvolver ações para influenciar positivamente suas decisões; esse conjunto de práticas forma a chamada comunicação digital. Dentro da competição internacional para atrair investimentos, turistas, imigrantes e estimular exportações, muitos países passaram a adotar estratégias e práticas de criação e gestão de marcas a fim de melhorar suas imagens para obter melhores resultados nessa competição (inclusive o Brasil, através da Marca Brasil) e, com isso, a comunicação digital surge como um importante aliado. Entretanto, observa-se uma escassez de pesquisas que abordem a interdisciplinaridade desses assuntos. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é avaliar a experiência de navegação de usuários estrangeiros nos conteúdos de comunicação digital no portal Visit Brasil. A pesquisa foi definida como qualitativa exploratória e, num primeiro momento, realizou entrevistas em profundidade com os profissionais envolvidos na criação e gerenciamento de tais práticas no caso brasileiro. Num segundo momento, foram entrevistados usuários estrangeiros dos conteúdos gerados para a Marca Brasil, contando também com as informações complementares obtidas pelo uso de um equipamento de eye tracking. Os dados qualitativos levantados serviram de base para uma análise de conteúdo. Os resultados obtidos fomentam a conclusão de que o portal Visit Brasil atinge seu objetivo de atrair potenciais turistas estrangeiros a visitar o país, mas falha em seu outro propósito de suprir as necessidades de informações turísticas desses indivíduos. Além disso, conclui-se que o portal não é capaz de influenciar mudanças na imagem do Rio de Janeiro como um destino turístico. Este estudo traz contribuições ao desenvolvimento de novos trabalhos sobre o assunto, além de fornecer aos profissionais envolvidos, e potencialmente às empresas do setor brasileiro de turismo, uma melhor compreensão e o descobrimento de novas oportunidades a respeito das práticas de comunicação digital desenvolvidas em prol da Marca Brasil e de seus resultados até o momento. (AU)

Processo FAPESP: 14/25039-0 - Marketing digital na promoção de países como destino turístico: um estudo das convergências entre estratégias adotadas para a Marca Brasil e a experiência de navegação de usuários estrangeiros
Beneficiário:Flávio Notomi Kanazawa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado