Busca avançada
Ano de início
Entree


Estados Unidos e América Latina nas páginas do Chicago Tribune: pan-americanismo e Exposição Universal de Chicago (1889-1894)

Texto completo
Autor(es):
Gabriela Xabay Gimenes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Mary Anne Junqueira; Katia Gerab Baggio; Janina Onuki
Orientador: Mary Anne Junqueira
Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar como a primeira experiência pan-americanista (1889-1894) apareceu nas páginas do importante jornal The Chicago Tribune e quais foram as imagens veiculadas sobre as Américas. O diário de Chicago, ligado aos interesses dos empresários e industrialistas do Oeste norte-americano, se posicionou favoravelmente a uma reorientação da política hemisférica, colocada em prática na segunda gestão do Secretário de Estado James Blaine. Para além de sua defesa sobre a ampliação do comércio interamericano, o Tribune se esforçou em construir representações de amizade entre os Estados Unidos e a América Latina, especialmente durante a Exposição Universal de Chicago (1893). O evento de grandes dimensões, que marcou aquele país no final do século XIX, celebrava os quatrocentos anos do Descobrimento das Américas. Aproveitando-se da ideia de um passado comum, o Departamento de Estado promoveu a política do Pan-americanismo, articulando e encorajando as nações latino-americanas a exporem na Feira Mundial. O Chicago Tribune acompanhou, argumentou e defendeu enfaticamente o projeto de união das três Américas. (AU)

Processo FAPESP: 13/24744-9 - A Exposição Universal de Chicago e as imagens construídas sobre as Américas pelo jornal Chicago Tribune (1889-1894)
Beneficiário:Gabriela Xabay Gimenes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado