Busca avançada
Ano de início
Entree


Análise filogenética de Pristimantis Jiménez de la Espada, 1870, um gênero megadiverso de anfíbios (Anura, Brachycephaloidea, Craugastoridae)

Texto completo
Autor(es):
Mariane Targino Rocha
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB)
Data de defesa:
Membros da banca:
Taran Grant; Jose Manuel Padial Fregenal; Felipe Gobbi Grazziotin; José Perez Pombal Junior; Miguel Trefaut Urbano Rodrigues
Orientador: Taran Grant
Resumo

O gênero Pristimantis possui 500 espécies de anfíbios anuros com distribuição no noroeste da América do Sul, concentrado principalmente nos Andes. Devido ao grande número de espécies, morfologicamente diversas, o gênero encontra-se atualmente dividido em 11 grupos de espécies, com 312 espécies não alocadas em grupos. O grande número de espécies não alocadas em grupos se deve especialmente pela falta de dados morfológicos para definir e diagnosticar esses grupos, e pelo fato dos grupos anteriormente reconhecidos nas décadas de 70, 80 e 90, serem em sua grande maioria não monofiléticos. O presente trabalho tem como objetivo uma análise filogenética do gênero Pristimantis, utilizando caracteres fenotípicos e genotípicos através de uma análise de evidência total utilizando homologia dinâmina e parcimônia. Pristimantis não resultou monofilético e algumas de suas espécies foram realocadas no gênero Tachiramantis. Os grupos de espécies em Pristimantis foram reformulados com diagnoses propostas. No total 25 grupos de espécies são reconhecidos (AU)

Processo FAPESP: 12/09401-5 - Análise filogenética de Pristimantis Jiménez de la Espada, 1870, um gênero megadiverso de anfíbios (Anura, Terrarana, Craugastoridae)
Beneficiário:Mariane Targino Rocha
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado