Busca avançada
Ano de início
Entree


O clownprovisadorlivre: um estudo sobre interação e performance na livre improvisação musical

Texto completo
Autor(es):
Miguel Eduardo Diaz Antar
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Rogério Luiz Moraes Costa; Manuel Silveira Falleiros; Elisabete Vitória Dorgam Martins
Orientador: Rogério Luiz Moraes Costa
Resumo

Esta pesquisa trata da interação no contexto da livre improvisação a partir de conexões entre essa prática musical e o comportamento performático do clown. No decorrer dos estudos procuramos por estratégias de interação que fomentem ações intencionadas à criação colaborativa. Descobrimos permeabilidades entre o modo de interação musical do/a livre improvisador/a e o modo de interação performática do clown. Dessas conexões depreendemos reflexões sobre interação e performance. Também elaboramos exercícios para explorar essas questões no contexto da livre improvisação por meio do trabalho com parâmetros específicos, restrições pontuais e roteiros de eventos. Os exercícios foram realizados pelo grupo laboratório vinculado à nossa pesquisa, a Orquestra Errante. Assim, no decorrer dos encontros e mediante o trabalho realizado, exploramos estratégias de interação entre os/as músicos/musicistas, além de apresentamos performances que foram realizadas pelo grupo dentro e fora da Universidade de São Paulo. Para expor nossa argumentação a respeito da interação, nos apropriamos das experiências realizadas pelo grupo, acionando relatos de alguns ensaios e apresentações. Nesse sentido, todos os encontros da Orquestra Errante foram registrados em áudio e parte desse material foi editado e se encontra nos CDs anexos. (AU)

Processo FAPESP: 14/24026-1 - Juntos? Um estudo sobre interação e performance na improvisação musical contemporânea
Beneficiário:Miguel Eduardo Diaz Antar
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado