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Um sistema de ensino de projeto baseado no conhecimento: sistemas generativos e ontologias aplicados no ensino de arquitetura paisagística

Texto completo
Autor(es):
Carlos Eduardo Verzola Vaz
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Gabriela Caffarena Celani; Regina Coeli Ruschel; Daniel de Carvalho Moreira; Eduardo Sampaio Nardelli; Silvio Soares Macedo
Orientador: Maria Gabriela Caffarena Celani
Resumo

O objetivo deste trabalho é propor uma nova abordagem para o ensino de arquitetura paisagística, baseada nas teorias computacionais aplicadas ao projeto, como a linguagem de padrões de Alexander, a gramática da forma e a modelagem paramétrica. A pesquisa propõe um modelo que relaciona os conceitos, relações, regras e propriedades que formam o universo de discurso de um arquiteto paisagista como precendentes de projeto, por meio de uma ontologia. Os conceitos são apresentados aos alunos no formato de regras esquemáticas e derivações semelhantes às existentes em uma gramática da forma. Cada um deles representa um padrão e está, como na linguagem de padrões de Alexander, conectado a outros formando assim uma rede. Por outro lado, diferentemente do sistema de Alexander, os precedentes não estão encapsulados nos padrões. Estes formam uma segunda estrutura em rede que relaciona as referências com diferentes padrões. No protótipo desenvolvido nesta pesquisa o sistema está preenchido com conceitos e precedentes extraídos da obra do paisagista Roberto Burle Marx. Este projetista pode ser considerado um especialista, pois sua obra contém uma parcela expressiva dos conceitos pertencentes ao universo de discurso em arquitetura paisagística aplicados em soluções que podem ser consideradas importantes referências de projeto. Além dessa estrutura que relaciona conceitos e precedentes, o sistema possui ainda um módulo interativo em que o aluno pode gerar e inserir automaticamente, em um modelo geométrico digital, diferentes componentes para criar um projeto paisagístico, como conjuntos de árvores, arbustos, esculturas, etc., definidos e agrupados de maneira paramétrica. A hipótese deste trabalho é que o uso de sistemas generativos e referências de projeto podem colaborar no aumento da eficiência do ensino sem que haja a redução da qualidade do trabalho ou o cerceamento da criatividade do aluno. Para comprovar a eficácia do sistema foram realizados workshops com alunos de graduação nos quais estes desenvolveram propostas de projeto com e sem o auxílio das ferramentas desenvolvidas. Esses testes colaboraram para a verificação da eficácia do sistema e permitiram introduzir ajustes no mesmo. Espera-se futuramente desenvolver um sistema online que possa ser utilizado como apoio no processo de ensino de paisagismo (AU)

Processo FAPESP: 09/50479-5 - As transformacoes nas linguagens compositivas de roberto burle marx - modelando um processo criativo.
Beneficiário:Carlos Eduardo Verzola Vaz
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado