Busca avançada
Ano de início
Entree


Caracterização molecular da pigmentação dos filamentos da corona no gênero Passiflora (Passifloraceae)

Texto completo
Autor(es):
Lilian Cristina Baldon Aizza
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Data de defesa:
Membros da banca:
Marcelo Carnier Dornelas; Adriana Pinheiro Martinelli; Gladys Flávia de Albuquerque Melo de Pina; Maria Helena de Souza Goldman; Alexandra Christine Helena Frankland Sawaya
Orientador: Marcelo Carnier Dornelas
Resumo

Antocianinas são frequentemente responsáveis pela grande diversidade de cores encontrada em flores, frutos, sementes e folhas de angiospermas. Estes pigmentos têm uma função ecológica fundamental como discriminação visual na atração de animais para polinização e dispersão de sementes. Dada a importância da pigmentação floral na atração de polinizadores e visto que as flores de Passiflora são exuberantes devido à diversidade de coloração, foi de particular interesse neste estudo caracterizar a pigmentação na corona e identificar os genes envolvidos na biossíntese destes pigmentos. O perfil das antocianinas foi caracterizado por cromatografia líquida de ultra-eficiência acoplada à espectrometria de massas com ionização por electrospray (UPLC-ESI-MS/MS) nos filamentos da corona de P. edulis, P. alata, P. coccinea, P. incarnata, P. suberosa e do híbrido artificial P. `Lady Margaret¿. A diversidade de pigmentação observada nas espécies de Passiflora pode ser explicada pela combinação de moléculas de antocianinas específicas acumuladas nas células epidérmicas dos filamentos da corona. A morfologia celular da epiderme dos filamentos da corona em flores de Passiflora pode funcionar como guia visual e tátil para os polinizadores. Análises de bioinformática no banco de etiquetas de sequências expressas (ESTs) de Passiflora edulis e Passiflora suberosa (PASSIOMA) identificaram quinze genes de seis diferentes famílias gênicas envolvidas potencialmente na biossíntese de antocianina em Passiflora. As sequências putativas de aminoácidos codificadas pelos genes estudados juntamente com os seus possíveis homólogos em espécies conhecidas foram alinhadas e analisadas. A determinação da expressão temporal e espacial dos genes PeDFR, PeGT, PeWD40 e PsMYB-R2R3 pode contribuir para a compreensão dos mecanismos da biossíntese de antocianinas em Passiflora (AU)

Processo FAPESP: 09/54492-6 - Caracterizacao molecular da pigmentacao dos filamentos da corona no genero passiflora (passifloraceae).
Beneficiário:Lilian Cristina Baldon Aizza
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado