Busca avançada
Ano de início
Entree


Regeneração natural e crescimento de individuos não reprodutivos de Enterolobium glaziovii Bentham (Minosacea)

Texto completo
Autor(es):
Flavio Nunes Ramos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Data de defesa:
Membros da banca:
Flavio Antonio Maës dos Santos; Alexandre Adalardo de Oliveira; Marcelo Trindade Nascimento; Gislene Maria da Silva Ganade
Orientador: Flavio Antonio Maës dos Santos
Resumo

O objetivo deste estudo foi conhecer a regeneração das plântulas e jovens de Enterolobium glaziovii ao redor dos adultos. Esta espécie é uma árvore de dossel, descídua, e os seus adultos apresentam baixa densidade. Esse estudo foi realizado no estado do Rio de Janeiro, Brasil, em quatro parcelas circulares com 30 m de raio, tendo um indivíduo reprodutivo de E. glaziovii no centro de cada uma. Em todas as parcelas, valores de cobertura de dossel e graus de declividade, a chuva de frutos de E. glaziovii, o recrutamento de novos indivíduos, o padrão espacial, o crescimento e a sobrevivência de jovens coespecíficos, foram estimados anualmente de 1996 a 1999. Houve diferenças na topografia em cada parcela, apesar de todas as parcelas estarem em terreno inclinado. Os indivíduos jovens de E. glaziovii se encontravam sob alta cobertura de dossel (> 80%). O tamanho e a arquitetura da copa das plantas parentais e a inclinação do terreno influenciam a distribuição espacial dos frutos e jovens de E. glaziovii. O crescimento dos jovens de E. glaziovii é afetado negativamente pela densidade de coespecíficos, enquanto que o efeito da planta parental parece não ser importante. As plântulas desta espécie são capazes de sobreviver e crescer em uma grande amplitude de sombreamento por pelo menos 6 meses, mas apresentam maior incremento de altura em ambientes com mais de 80% de cobertura. E. glaziovii apresenta características de espécie tolerante a sombra. Essa espécie é capaz de geminar, se estabelecer, crescer e sobreviver em ambientes pouco iluminados. A taxa anual de mortalidade de indivíduos pequenos foi significativamente maior do que as taxas dos indivíduos médios e grandes. Não houve diferença entre o número de recrutamento observado e esperado tanto embaixo e fora da copa da planta parental, como em parcelas com alta e baixa densidade de frutos coespecíficos. A taxa de mortalidade não foi afetada embaixo da copa da planta parental nem em parcelas com alta densidade de jovens. Portanto, os resultados parecem indicar que os processos ocorrendo na escala espacial e temporal deste estudo não explicam a baixa densidade de adultos de E. glaziovii. Provavelmente, os processos que promovem o esparso padrão espacial dos adultos devem ocorrer em uma maior escala espacial e / ou temporal (AU)

Processo FAPESP: 98/01264-0 - Regeneração natural e crescimento de indivíduos não reprodutivos de Enterolobium glaziovii Bentham (Mimosaceae)
Beneficiário:Flavio Nunes Ramos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado