Busca avançada
Ano de início
Entree


As possibilidades de um ensino de analise combinatoria sob uma abordagem alternativa

Texto completo
Autor(es):
Wilton Sturm
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Dione Lucchesi de Carvalho
Orientador: Dione Lucchesi de Carvalho
Resumo

A pesquisa que originou esta dissertação teve como foco os procedimentos apresentados pelos alunos e pelo professor, perante uma proposta pedagógica alternativa de Análise Combinatória. A deno minação ¿alternativa¿ deve-se a características como abertura à participação dos alunos e predominância do pensamento combinatório ao invés da ênfase às fórmulas. Foi desenvolvida em uma sala de 2' série do Ensino Médio. Uma razão que motivou este trabalho foi que boa parte dos professores consideram Análise Combinatória como algo complicado. Consideram-na um assunto de difícil entendimento por parte dos alunos. Estes, por sua vez, acabam vendo-se frente a várias fórmulas e nomenclaturas ¿sem sentido¿. Outra razão é a dificuldade de se encontrar textos relativos ao ensino de Análise Combinatória. A análise se desenvolveu numa perspectiva qualitativa, na qual o pesquisador analisou sua própria prática pedagógica, como professor da turma. O principal instrumento de registro foi o 'primaiário¿, no qual foi anotado com o máximo de detalhes o que ocorreu durante as aulas. Foram selecionados dois episódios para análises. O primeiro refere-se a um exercício trabalhado durante as aulas, que reúne a inclusão do exercício na proposta, seu desenvolvimento em aula e os momentos de debates após o mesmo ter sido apresentado. O outro episódio discute a relação entre Arranjo e Combinação, verificando como alguns textos tratam este assunto e analisando as aulas dedicadas a esta parte da proposta. Finalmente, foram feitas considerações acerca da pesquisa e mais especificamente, da proposta, e abertos horizontes para outras pesquisas (AU)

Processo FAPESP: 96/12270-5 - As possibilidades de um ensino de analise combinatoria sob um abordagem alternativa.
Beneficiário:Wilton Sturm
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado