Busca avançada
Ano de início
Entree


Modos de ser em modos de ver: ciencia e estetica em registros de africanos por viajantes europeus (Rio de Janeiro, ca. 1808-1850)

Texto completo
Autor(es):
Eneida Maria Mercadante Sela
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Silvia Hunold Lara; John Manuel Monteiro; Karen Macknow Lisboa; Lilia Moritz Schwarcz; Robert Wayne Andrew Slenes
Orientador: Silvia Hunold Lara
Resumo

A proposta desta tese é investigar as maneiras pelas quais os viajantes europeus que estiveram na cidade do Rio de Janeiro durante a primeira metade do século XIX registraram, em letras e figuras, os africanos na experiência da escravidão. Mais especificamente, a intenção é demonstrar o quanto esta literatura de viagem oitocentista dialoga, em várias instâncias, com certas teorias científicas e estéticas européias sobre a diversidade humana, formuladas durante as últimas décadas do século XVIII. Estas vias intelectuais, em seus embates, edificaram e legitimaram hierarquias ontológicas para os povos, tendo como alvo principal a inferiorização dos africanos. Carregando tal bagagem, os estrangeiros que visitaram a Corte carioca até 1850 depararam-se com a maior população escrava africana das Américas. O conjunto da literatura de viagem que descreve este confronto cultural e social revela as reiterações conceituais de uma gama de características físicas, mentais e comportamentais atribuídas aos africanos no cativeiro. Como objetivo mais amplo, ao examinar tais construções este trabalho gostaria de apontar alguns limites e potenciais dos testemunhos de viajantes como fontes fartamente usadas para o estudo da escravidão no Brasil oitocentista, mas que nem sempre recebem a necessária decodificação de suas linguagens e conteúdos (AU)

Processo FAPESP: 01/04230-3 - Modos de ser em modos de ver: uma história do registro de costumes: Portugal, África e Brasil (1770-1850)
Beneficiário:Eneida Maria Mercadante Sela
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado