Busca avançada
Ano de início
Entree


As estrategias de aprendizagem e as atribuições de causalidade de alunos do ensino fundamental

Texto completo
Autor(es):
Mariana Della Mura Jannini Schlieper
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Evely Boruchovitch
Orientador: Evely Boruchovitch
Resumo

Pesquisas demonstram que tanto as estratégias de aprendizagem quanto as atribuiçôes de causalidade desempenham um importante papel no rendimento escolar do estudante. Os objetivos deste estudo foram de investigar o uso de estratégias de aprendizagem e as atribuições de causalidade para sucesso e fracasso escolar de alunos do ensino fundamental, suas relações com a idade e a série escolar, o gênero e a repetência, bem como pesquisar a relação entre o uso de estratégias de aprendizagem e as atribuições de causalidade para sucesso e fracasso escolar dos participantes. Os dados foram coletados mediante uma entrevista individual estruturada. Resultados revelaram que tanto as estratégias de aprendizagem, quanto as atribuições de causalidade foram mais siginificativamente relacionadas à idade e à série escolar. Relações significativas também foram encontradas entre a menção de almmas estratépas de aprendizagem e as atribuições de causalidade para sucesso e fracasso escolar dos participantes. Os dados são discutidos em termos da necessidade de se proporcionar aos estudantes um ensino mais efetivo, contemplando a instrução em estratégias de aprendizagem e atribuições de causalidade de modo a favorecer o desenvolvimento da motivação adequada e da auto-regulação da aprendizagem (AU)

Processo FAPESP: 99/07896-0 - As estrategias de aprendizagem e as atribuicoes de causalidade de alunos do ensino fundamental.
Beneficiário:Mariana Della Mura Jannini Schlieper
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado